A cada dia que passa podemos perceber que algumas pessoas estão migrando para os
negócios do empreendedorismo, que nada mais é do que criar algum negócio
do zero e administrá-lo de forma que possa ter algum retorno positivo. As
pessoas estão enxergando no empreendedorismo uma solução para algumas
dificuldades da sociedade como um todo, pois a maior parte das angústias da
atualidade estão relacionadas ao trabalho ou ao dinheiro.
Quando pessoas tomam a decisão de criar uma empresa, uma das partes principais é
a criação de uma marca, pois ela é a identificação que o público tem com aquela
determinada empresa. Ela é o conjunto de pensamentos do empresário para dar
identidade ao negócio, por isso é tão importante, ao resolver criar uma
empresa, ter em mente uma marca para chamar a atenção dos clientes.
Quando citamos o nome de certas empresas para as pessoas, certamente elas se
lembram da marca que estes negócios têm. As marcas acabam sendo conceitos vivos
em nossas mentes, pois passamos por experiências boas ou ruins com estas
empresas no decorrer de nossas vidas.
E é agora que chegamos ao ponto crucial de nosso texto: a marca tem uma
influência gigantesca nos projetos de empreendedorismo.
Quando começamos algo do zero, claro que o nosso principal objetivo é fazer com
que nossos negócios tenham muito sucesso, e que nós possamos ter um retorno
muito positivo. Mas para que isso aconteça, nós precisamos ser muito criativos
para que a nossa marca se destaque dos nossos concorrentes.
Temos vários exemplos reais de empresas que foram criadas “do nada”, como por
exemplo a Nubank, que atua na área financeira, a Netflix, que é
uma provedora de filmes e séries, o Whatsapp, entre outros.
E, como já falado nesse texto, uma das coisas que precisa para ser o nosso
diferencial é a marca. Temos que criá-la sabendo que aquilo será a identificação
de nossa empresa, de nosso negócio, com os clientes. A responsabilidade em criar
uma marca é enorme, pois quando as pessoas ouvirem o nome de nossa empresa, elas
imediatamente ligarão o nome à marca criada.
Portanto, há de se destacar que, para conquistarmos o sucesso de nossas
empresas, temos que ser criativos ao criar nossas marcas, que são ações
alinhadas ao posicionamento, ao propósito e aos valores da sua marca,
despertando sensações e criações de conexões conscientes e inconscientes.
Quando olhamos o significado da palavra influência no dicionário, aparece
que é “capacidade de ocasionar um resultado sobre algo ou alguém”. E é sobre
exatamente isso que estamos falando: a marca tem muita influência nos projetos
de empreendedorismo, pois ela tem uma capacidade muito grande de entregar um
resultado positivo sobre nossas empresas.
Ter uma marca alinhada com seu produto e/ou empresa deve ser algo trabalhado na
construção dele, como hoje olhar um cartão roxo remete ao Nubank, ou um TUDUM
remete a Netflix. Essas marcas foram estudadas e hoje têm um impacto
direto nos usuários e consumidores desses serviços.
Logo, temos que valorizar a influência das marcas em nossos negócios, em nossas
empresas, sempre com planejamento e participação de profissionais especialistas.
Elas podem nos dar retornos importantíssimos.
#INFLUÊNCIA #MARCAS #PROJETOS #EMPREENDEDORISMO
Daniel Romualdo
Engenheiro de Software - Mestrando em administração com foco em gestão internacional (ESPM)
Engenheiro de Software - Mestrando em administração com foco em gestão internacional (ESPM)
Sabias palavras Daniel sucesso nessa nova empreitada e com certeza você faz a diferença.
ResponderExcluir