5G e a Inteligência artificial

Nos últimos meses nós nos acostumamos a ouvir falar sobre a internet 5G. Porém, muitas pessoas a associam somente a internet rápida. Contudo, quero mostrar nesse texto que ela não se resume apenas a isso. Ela é também uma quebra de paradigma da nossa era, pois possibilitará o uso de dispositivos e aplicações que só funcionam mediante um grande tráfego de dados.

Tratando de uma revolução tecnológica, o 5G permitirá que se torne comum ver carros que dirigem sozinhos, médicos que operem à distância, robôs que desempenham tarefas importantes, etc.

Já em um nível econômico, uma pesquisa da Qualcomm revelou que o 5G ajudará a criar cerca de 22 milhões de empregos até 2035, além de gerar uma receita de US$ 13,2 trilhões até o mesmo ano.

Antes de mostrar a relação entre o 5G e a Inteligência Artificial, quero mostrar rapidamente a história das gerações de internet.

Tudo começou com o 1G, que permitiu o uso daqueles celulares tijolões, no final dos anos 90 e começo dos anos 2000.

Logo depois veio o 2G cuja maior marca foi a consolidação do SMS.

O 3G chegou logo depois e seu destaque foi o acesso à internet, que foi firmado pelo 4G, que passou a oferecer uma internet mais rápida.

O 5G é parecido com o 4G no sentido de precisar de antenas as quais transmitem ondas eletromagnéticas, porém, para a nova tecnologia, é necessário erguer muito mais estruturas para dar conta das ondas.

As principais diferenças do 5G para as outras gerações de internet são: a ultra velocidade e o fim da latência, que é aquele delay quando conversamos com alguém de outro país. Isso irá acabar.

Agora, com tudo bem explicado, podemos relacionar a internet 5G com a Inteligência Artificial (ou IA).

A IA é a tecnologia por trás de muitos dispositivos inteligentes que, para funcionar, necessitam transmitir muitos dados. É a Inteligência Artificial que permitirá que as aplicações aprendam, raciocinem e processem informações como humanos.

A IA já está presente no nosso dia, através de uma assistente digital como a Siri, por exemplo, e também no comércio eletrônico quando se usa um chatbot para fazer o atendimento ao cliente.

E o 5G está chegando para abrir as portas aos avanços da Inteligência Artificial e transformar nosso futuro mais rapidamente do que qualquer outra tecnologia.

Sua velocidade e capacidade de conectividade impulsionarão desde nossos smartphones, que serão alimentados por crescentes volumes de dados (o chamado Big Data), até as Smart Cities, com os cidadãos interagindo para usar energia, produtos, serviços e financiamento com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico da cidade e melhorar a qualidade de vida de quem ali vive.

Quando relacionamos o 5G e a Inteligência Artificial, não podemos deixar de citar a Internet das Coisas (ou IoT). É um conceito formado por três pilares: 5G, Inteligência Artificial e Big Data.

A IoT está presente em diversos segmentos, como por exemplo, nos dispositivos inteligentes que vestimos no dia a dia, como relógios que medem hábitos dos usuários. Também nas cidades, através de um conceito chamado smart city, com o intuito de melhorar os elementos disponíveis no espaço público.

A revolução que tanto se discute está representada nesta tríade: IA, 5G e IoT. É por causa da junção destes três que passaremos a enxergar novas maneiras de vivenciar o mundo.

Enfim, a união do 5G com a Inteligência Artificial promete ser responsável por uma extensa revolução que irá abarcar a realidade aumentada e a virtual, a saúde digital, o transporte, o turismo e tudo mais que envolva a transferência de dados para sua expansão.

#INFLUÊNCIA #MARCAS #PROJETOS #EMPREENDEDORISMO #INCUBADORA #ACELERADORA #EMPREENDEDOR #CHILE #VENEZUELA #CLINFY #VAITEC #ABANCA #IA #5G

Daniel Romualdo
Engenheiro de Software - Mestrando em administração com foco em gestão internacional (ESPM)

Comentários