HOME OFFICE SEM ESCRITÓRIO, AS DIFICULDADES NA COMUNICAÇÃO

De março de 2020 aos dias atuais, se tornou comum a prática do home office. Devido a pandemia de Covid-19, as empresas e as pessoas tiveram que se estruturar para trabalhar em casa, de forma remota, com algum deslocamento parcial ou nenhum deslocamento para um local de trabalho físico. Toda a interação entre os times e com a gestão acontece à distância, por meio de videoconferências, eventos virtuais e telefone.
O home office se mostrou uma opção muito interessante para diminuição de custos tanto para a empresa quanto para o funcionário. Em relação às empresas, a redução dos gastos se dá com a estrutura física. O dinheiro que era investido nela pode ser revertido em tecnologia. Quanto aos funcionários, a otimização do tempo de deslocamento e a possibilidade de atuar de forma mais flexível podem ser atrativos para aumentar a produtividade.

Essas dicas parecem infalíveis, porém também há pontos negativos e positivos e demanda cuidados para que o gerenciamento do home office garanta melhores resultados. Alguns pontos negativos são:
1. A dificuldade na comunicação;
2. Possibilidade de retrabalho ou de não cumprimento de prazos e metas;
3. Falta de engajamento dos funcionários e de colaboração entre as equipes;

A dificuldade na comunicação é um dos principais problemas que muitas empresas enfrentam no home office. Portanto, listarei algumas dicas sobre como melhorar a comunicação no home office:
• Comece sempre pelas pessoas
No trabalho remoto é fundamental ter claramente definidos os processos, tarefas e resultados esperados para cada funcionário. Ao focar nas pessoas você pode delegar mais e aprender a confiar no seu time. Inclusive, confiança é uma palavra-chave para esse tipo de trabalho. Para ajudar nessa construção de confiança, acordos esclarecidos devem ser feitos considerando a rotina de cada pessoa com escritório em casa. Podemos citar alguns passos como:
 Alinhar sempre com a equipe o cronograma com as demandas da semana e do mês;
 Divulgar sempre esse cronograma para toda a equipe;
 Se manter aberto (a) para fazer ajustes com os profissionais e suas entregas;

• Preste atenção às preferências individuais Todo mundo tem um jeito distinto de se comunicar no trabalho remoto. Algumas pessoas preferem conversar pessoalmente. Outras pessoas podem preferir conversar por mensagens. Portanto, o objetivo do chefe é de descobrir o que funciona melhor para cada um de seus colaboradores e superiores. A maneira mais simples de fazer isso é apenas perguntar para cada funcionário.
• Com as ferramentas certas o home office vira um grande instrumento de gestão O home office veio para ficar nesse mundo pós-pandemia. Ao usar técnicas e ferramentas o líder pode transformar essa adequação do ambiente de trabalho para escritório em casa como um grande aliado da gestão.
• Obtenha expectativas da equipe É fundamental o líder saber o que seus colaboradores acham dessa experiência de trabalhar em casa. Portanto, alinhar algumas expectativas deles e da organização, ao longo desse isolamento, é essencial.
• Suporte técnico Dificuldades técnicas são inevitáveis no trabalho remoto. Portanto, os gestores precisam estar atentos e flexíveis a todos em relação a esses problemas que podem acontecer.
• A comunicação do líder define a comunicação da equipe

Em tempos de home office é comum a reclamação de líderes e liderados sobre comunicação insuficiente ou excessiva. O desafio de manter todo mundo informado e o espírito de time integrado pode gerar o efeito contrário: muitos acionamentos e reuniões desnecessárias. Portanto, o chefe deve saber como lidar com seu grupo para que distrações sejam evitadas. Alguns passos são:
 Perguntar se as pessoas compreenderam o que é esperado delas, em qual tempo e em qual formato;
 Caso algo dê errado, usar essa oportunidade para aprendizado e não para apontar culpados;

Do ponto de vista da comunicação, o home office pode atrapalhar o rendimento das empresas. Porém, se líderes e gestores souberem administrar as tarefas do dia a dia e distribuí-las corretamente, essa “barreira” pode ser cada vez menor.
Evidente que o trabalho remoto não é a mesma coisa do que o trabalho presencial. Porém, as diferenças podem ser pequenas e cada vez menos perceptíveis com a colaboração de toda equipe.

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Daniel Romualdo
Engenheiro de Software - Mestrando pela ESPM - PPGA, inteligência artificial em análise de sentimentos

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