Mestrado pra que?

A IMPORTÂNCIA DE UM BOM MESTRADO


Os profissionais que possuem um mestrado são vistos como essenciais em muitas empresas. Seus perfis teóricos mais exigentes e aprofundados podem influenciar positivamente no processo de tomada de decisões.

O que é um mestrado?

O mestrado é um grau acadêmico com ênfase na formação de pesquisadores e professores universitários. Também conhecido como mestrado acadêmico, seu objetivo é primordialmente científico.

No Brasil, o mestrado é o primeiro grau de especialização. Em seguida, você pode fazer um doutorado para aprofundar seu nível de instrução.

Quanto tempo pode durar um mestrado?

O mestrado dura em média dois anos. Mas pode variar de acordo com diversos fatores como a disponibilidade do aluno, visto que normalmente acontece em turno integral em alguns dias da semana. Além do seu desempenho nas disciplinas.

Já citados no texto, há dois tipos de mestrados: o profissional e o acadêmico. Agora, veremos o que é cada um:

Mestrado Profissional: é voltado para o mercado de trabalho, sendo menos teórico que o mestrado acadêmico. O aluno deve apresentar uma dissertação, também chamada de monografia, em forma de projeto ou estudo de caso para obtenção de titulação.

Mestrado Acadêmico: enfatiza a pesquisa acadêmica, voltada para o desenvolvimento de conhecimentos que contribuam para aumentar ou aprofundar temas relevantes para a sociedade.

Uma das vantagens do mestrado acadêmico é preparar o estudante de pós-graduação para continuar no meio acadêmico, sendo um pesquisador e um docente de nível superior.

Falando em vantagens, relatarei seis benefícios do mestrado para sua carreira:

  1. Acesso a ferramentas e novas técnicas de trabalho: nas pesquisas realizadas pelo estudante, o mestrando poderá ter contato com tecnologias ou materiais ainda não disponibilizados para o público;

  2. Melhores vagas e remuneração: o mercado de trabalho valoriza cada vez mais o mestre, que pode até mesmo dobrar o salário na comparação com quem possui apenas uma graduação;

  3. Reconhecimento: ter seu nome ligado a um artigo publicado em periódico de destaque é um passo importante para se tornar referência na área;

  4. Contatos profissionais: a participação em congressos e outros eventos possibilita conhecer pessoas do país inteiro – todas com interesses em comum;

  5. Ser um especialista: durante sua pesquisa você deverá se aprofundar no tema escolhido. Consequentemente, você irá ganhar conhecimentos específicos – muitas vezes, o suficiente para se destacar em determinado assunto;

  6. Desenvolvimento do pensamento crítico: o mestrado é também um momento de reflexão. O distanciamento da rotina profissional permite perceber detalhes que, no dia a dia, não questionamos como deveríamos; 



Os benefícios do mestrado vão muito além do conhecimento científico, e que o título é hoje um grande diferencial no mercado de trabalho.

Muitas empresas, ao terem o currículo do candidato em mãos, observam se o mesmo possui um mestrado. E em caso positivo, esse possível funcionário já larga na frente dos demais. 

Possuir mestrado abre inúmeras portas, e a chance de você conseguir um emprego bom com uma boa remuneração é muito grande. O mestrado acaba facilitando o acesso ao emprego.

O mestrado é um momento único. Adentrar um assunto de seu interesse com determinação pode abrir caminhos que você nem imaginava.



#INFLUÊNCIA #MARCAS #PROJETOS #EMPREENDEDORISMO #INCUBADORA #ACELERADORA #EMPREENDEDOR #CHILE #VENEZUELA #CLINFY #VAITEC #ABANCA #IA #5G #facebook #google #FACULDADE #TECNOLOGIA

Daniel Romualdo
Engenheiro de Software - Mestrando pela ESPM - PPGA, inteligência artificial em análise de sentimentos


Comentários