Parcerias entre sociedades, entenda

ESTRUTURA DAS PARCERIAS


Não é novidade para ninguém que o mercado está cada vez mais competitivo, e os clientes estão cada vez mais ativos e exigentes. Por esse motivo, até mesmo para pequenas empresas, as parcerias trazem muito benefícios.

Estabelecer parcerias entre empresas se tornou muito importante para empresas de diferentes segmentos como forma de se tornarem mais competitivas no mercado. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as parcerias não surgem apenas entre as grandes empresas. Mas também entre as micro e pequenas empresas, que também vêm se tornando adeptas dessa estratégia para se ajudar mutuamente.

Uma parceria de sucesso é capaz de elevar o alcance da sua empresa e, consequentemente, permitir o crescimento de seu negócio mesmo em meio à crise. É como se um amplo leque de oportunidades se abrisse à sua frente a partir do momento que você decide que é impossível crescer sozinho.

Esse tipo de parceria visa uma troca de benefícios entre empresas e tem como objetivo a evolução destas no mercado, já que os resultados neste caso geralmente aparecem mais rapidamente com a união do que com a individualidade.

Para quem está iniciando um negócio, essa premissa pode prevalecer desde o começo. Para quem já está no mercado há algum tempo, é possível reformular seu projeto, e assim passar a incluir outros elementos em seu dia a dia.


Mas quais são os benefícios em realizar parcerias de sucesso?

Listaremos a partir de agora quatro benefícios em ter uma empresa parceria:

  1. Aumenta seu alcance e visibilidade: devido ao intercâmbio de clientes, tanto a sua empresa quanto a parceira, podem aumentar o seu alcance e visibilidade. Outro ponto importante é que será possível realizar campanhas de marketing em conjunto, algo positivo tanto do ponto de vista funcional quanto financeiro;

  2. Reduz custos: no caso de produtos, à medida que suas vendas aumentam, será necessário ampliar a produção. Esse fator permite que você compre matéria-prima em maiores quantidades e consiga assim preços melhores. No setor de serviços, também há vantagens nesse sentido. Isso porque você pode, por exemplo, otimizar o uso de salas avulsas, barateando assim os custos com o aluguel;

  3. Aumenta a sua produtividade: uma parceria pode tornar sua empresa mais produtiva. E isso pode ocorrer independentemente de qual seja o seu segmento. Algumas tarefas de gestão podem ser compartilhadas ou até mesmo terceirizadas;

  4. Otimização dos negócios: com a redução de custos e o maior alcance, será possível ofertar preços mais acessíveis, ou até mesmo realizar promoções e campanhas especiais, capazes de atrair e fidelizar clientes. Vale lembrar que tal sucesso no mercado poderá atrair também outros parceiros importantes, que também farão a sua contribuição. É dessa maneira que se forma uma importante rede de profissionais de sucesso;



 E como colocar a parceria em prática?

A seguir listarei quatro dicas de como colocar a parceria em prática:

  1. Faça a segmentação dos seus clientes: segmentar clientes através de análises de perfis é fundamental para identificar as necessidades de cada um e obter melhores resultados com a parceria;

  2. Obtenha vantagens para você e seu parceiro: a forma mais comum de parcerias com foco em resultados é através do chamado B2B, ou Business to Business. Nesse modelo, você oferece aos seus clientes um cupom de desconto para ser utilizado na empresa parceira e esta, por sua vez, atua fazendo propaganda do seu negócio;

  3. Busque o parceiro ideal: o empreendedor deve buscar mais do que empresas que atuem em segmentos de interesse para seus clientes, mas também que tenham os mesmos princípios éticos;

  4. Use a parceria para aprender: para o empreendedor, firmar parcerias com empresas é uma chance de aprender mais sobre o comportamento dos seus clientes desde a aquisição de um cupom de desconto até o fechamento de uma próxima venda;


Para garantir uma parceria de sucesso, é importante escolher bem seus parceiros. E não falo sobre desconfianças, mas sim em trabalhar aliado a pessoas que, de fato, complementarão o seu trabalho.

Uma parceria entre segmentos muito distintos pode não trazer o retorno esperado por se tratar de públicos-alvo com diferentes interesses. Assim, a questão do alcance e das campanhas conjuntas pode ficar prejudicada.

Há profissionais que podem ajudá-lo a inovar tecnologicamente, outros prestarão serviços essenciais para o seu negócio, e outros ainda trabalharão com indicações valiosas. Portanto, resumidamente, todo parceiro terá seu papel fundamental no seu desenvolvimento (e vice-versa).

  


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Daniel Romualdo
Engenheiro de Software - Mestrando pela ESPM - PPGA, inteligência artificial em análise de sentimentos

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